Compromisso com Educação, Cultura e Recreação
O compromisso maior do Espaço da Vila – com a Educação, Cultura e Recreação – se traduz na qualidade de um projeto educacional em transformação permanente, fundamentado num trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado nas áreas de conhecimento relacionadas com Educação.
Esta qualidade é assegurada, na prática, por um trabalho cooperativo em equipe e por um processo de atualização contínuo, que garante a competência dos profissionais que atuam no Espaço da Vila.
Cabe ressaltar que essa atualização se processa tanto no aperfeiçoamento didático e metodológico, quanto na inserção cultural contemporânea, buscando a ampliação de conhecimento nos diferentes domínios do saber.
O compromisso de aliar Cultura, Educação e Recreação requer um ambiente estimulante e instigador, com atividades que promovam a circulação de conhecimento, divulgando-se o que se produz no Espaço e incorporando-se novas ideias
Por outro lado, a continuidade do projeto requer o registro e a sistematização do conhecimento pedagógico produzido, constituindo ferramenta indispensável para essa divulgação, que deve reverter em valorização profissional e institucional.
A documentação do conhecimento produzido cumpre também a função de expandir a área de atuação do Espaço, levando a experiência educacional a outros profissionais e instituições, de forma a contribuir com a reflexão pedagógica do sistema educacional do país.
Compromisso com a criança
A criança é a razão de ser do projeto pedagógico, cabendo ao Espaço, como instituição, garantir o direito à aquisição e produção de conhecimento e o respeito à sua individualidade.
Além dos fatores individuais envolvidos na construção do conhecimento e no desenvolvimento da criança, a situação de aprendizagem envolve aspectos socioculturais.
Isso significa que cabe também à instituição propiciar acesso ao conhecimento produzido na sociedade, por meio de atividades extraescolares e propostas a serem oferecidas, para que a criança dele se aproprie e possa evoluir em suas criações.
Além disso, o desenvolvimento da cidadania requer um ambiente em que a promoção de eventos e a circulação de informações sobre temas atuais incentivem a participação social.
A relação de confiança mútua e a identificação da comunidade de pais com os valores básicos do Espaço são fatores fundamentais para a plena realização do projeto educacional.
Compromisso com os Colaboradores
Se a criança é a razão de ser do projeto educacional, os profissionais que atuam no Espaço da Vila são os seus suportes.
A qualidade da prática de ensino/aprendizagem e do conhecimento pedagógico produzido depende, basicamente, de sua competência e de seu engajamento.
Além de investir na qualificação de seus profissionais, o Espaço da Vila busca assegurar essa qualidade pela conjugação de uma série de fatores, que compõem o referencial de qualidade de vida no trabalho, indispensável para o envolvimento efetivo das pessoas.
Remuneração justa, coerente com os parâmetros de mercado e com a situação da Empresa, e condições de trabalho adequadas alia-se a um ambiente democrático e participativo, em que prevalece um relacionamento pessoal e cooperativo; o conflito é reconhecido como agente de crescimento pessoal e organizacional, e as diferentes competências geram uma dinâmica de troca produtiva entre os indivíduos.
A elaboração de políticas de gestão deve contar com a participação de representantes dos colaboradores, que assim, têm assegurado seu direito de participar das decisões que venham a afetá-los.
Convém enfatizar, entretanto, que o conceito de participação adotado não equivale apenas à possibilidade de reivindicar direitos, mas significa comprometimento, colaboração ativa na busca de soluções e disposição de assumir responsabilidades.